Blog

Terceirização de Serviços tem muitas vantagens

Terceirização de mão de obra

A Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária, normalmente um recursos humanos, entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, perante contrato de prestação de serviços. O vínculo de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante destes. Esse tipo de admissão visa à racionalização de custos, à economia de recursos e à desburocratização administrativa.

A maioria das atividades podem ser terceirizadas, aquelas denominadas atividades-meio, como: serviços de alimentação, serviços de conservação patrimonial e de limpeza, serviço de segurança, serviços de manutenção geral predial e especializada, engenharias, arquitetura, manutenção de máquinas e equipamentos, serviços de oficina mecânica para veículos, frota de veículos, transporte de funcionários, serviços de mensageiros, distribuição interna de correspondência, serviços jurídicos, serviços de assistência médica, serviços de telefonistas, serviços de recepção, serviços de digitação, serviços de processamento de dados, distribuição de produtos, serviços de movimentação interna de materiais, administração de recursos humanos, administração de relações trabalhistas e sindicais, serviços de secretaria e em serviços especializados ligados a atividade-meio do tomador de serviços, entre outros.
Mas vale lembrar que é ilegal a terceirização ligada diretamente ao produto final, ou seja, a atividade-fim. Isolando a atividade-fim, todas as demais podem ser legalmente terceirizadas. A atividade-fim é a constante no contrato social da empresa, pela qual foi organizada. As demais funções que nada têm em comum com a atividade-fim são caracterizadas como secundárias, ou de suporte à atividade principal, as quais podem ser terceirizadas.
A mão-de-obra terceirizada é um grande facilitador que contribui para o bom desempenho da sua empresa, porque a mesma ficará isenta de todas as responsabilidades referentes à contratação de funcionários e o gerenciamento de documentos empregatícios. Isto faz com que sua empresa possa dedicar total energia em criar novas oportunidades de mercado.

Fonte: Guia trabalhista